quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Honra o teu pai e a tua mãe (Êxodo 20-12)

Por: Bento Bevilacqua  - E-mail: bentomaringa@bol.com.br


Click no link: NOVEMBRO e veja as postagens do mês de Novembro (2013)
Click no link: OUTUBRO e veja as postagens do mês de Outubro (2013)
Click no link: JANEIRO e veja as postagens do mês de Janeiro (2013)

Obs. Vejam estudos dos livros de Isaías, Salmos, Jeremias, Ezequiel, entre outros, no link do mês de Janeiro (2013).
----------------------------------------------------------------------  

HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE (Êxodo 20-12)
Bento Bevilacqua  -  E-mail: bentomaringa@bol.com.br

    Hoje, muitos pastores e evangélicos falam que, devemos honrar o pai e a mãe, para que possamos viver bastantes anos em cima desta terra, o que não é verdade. Temos que honrar os pais e as mães, sim, mas isso não lhe dará direito de viver mais anos em cima desta terra, o Senhor Jesus não falou tal coisa, e se fosse assim, muitos evangélicos só iriam morrerem com cem anos ou mais. Dou um exemplo: Anos atrás, uma mulher no Nordeste do Brasil, morreu com 120 anos, se for investigar, acredito que ela nem era evangélica. No Japão, China e Índia, é normal você encontrar muitas pessoas que vivem bem acima dos cem anos, e se você for ver, elas nem são evangélicas. Temos o exemplo dos Discípulos do Senhor Jesus que, amaram muito a Deus e ao Senhor Jesus, e pelo que sabemos esses não tiveram os seus dias prolongados aqui na terra, ao contrário, muitos deles foram caçados e mortos. Vejam:

1- Honrar os pais e as mães é um dever e obrigação de todos os filhos, mas isso não lhe dará direito de viver mais anos de vida, em cima desta terra. Não existe tal mandamento nos ensinamentos do Senhor Jesus, falado pelo Senhor.

2- Se o povo de Israel entrasse na terra de Canaã, honrasse os seus pais e as suas mães, e seguisse TODOS OS MANDAMENTOS DE DEUS (Ver Deuteronômio 11-8 e 9), o povo de Israel teria os seus dias PROLONGADOS na terra de Canaã, isto é, o povo de Israel não seria invadido pelas nações, não seria saqueados pelas nações, e o povo de Israel não iria cair em ruína, Israel não iria cair em decadência, é nesse sentido que fala o PROLONGAR os dias na terra (de Canaã) que o Senhor vos dá (Êxodo 20-12). É um mandamento com promessa, sim, mas para Israel, se Israel honrasse os seus pais e as suas mães, e cumprisse todos os Mandamentos de Deus (Deut.11- 8 e 9), os dias de Israel seria prolongados na terra de Canaã, e Israel não seria arrancado da sua terra e espalhados pelas nações.   
   
    Êxodo 20-12- Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra (Canaã) em que o Senhor te dá. Aqui existe uma promessa de Deus para o povo de Israel que, o povo de Israel deveria honrar os seus pais e mães, ao entrar na terra de Canaã, para que os dias de Israel se prolongassem na terra de Canaã, isto é, para que o povo de Israel não fosse arrancado da terra de Canaã e fosse esparramado para outras nações, para que a terra de Canaã não fosse invadida por outros povos. Israel, além de honrar os pais e as mães ao entrar na terra de Canaã, o povo de Israel deveria guardar todo o resto da Lei dada através de Moisés, para que o povo de Israel não fosse arrancado da terra de Canaã, e esparramado por outras nações, já que, ao entrar na terra de Canaã, Deus tomou o céu e a terra em testemunhas contra o povo de Israel (Deut.4-26) que, Israel iria perecer da terra (Cair em ruína ou decadência).

    Em Deuteronômio 11- 8 e 9 Moisés fala ao povo de Israel, para guardar todos os Mandamentos de Deus, para que se PROLONGUES os dias de Israel, na terra que o Senhor lhes deu (Canaã). Vejam aqui que, Israel não tinha que somente honrar o pai e a mãe, para ter os seus dias prolongados na terra de Canaã, mas sim, além de honrar o pai e a mãe, Israel tinha que guardar todos os mandamentos de Deus, para que os seus dias fossem prolongados na terra de Canaã (Deut.11-8 e 9), isto é, para que o povo de Israel não fosse cair em ruína, cair em decadência, e ser espalhados por todas as nações, assim como, hoje, o povo de Israel está esparramado por todo o mundo.

    Em Deuteronômio 30-17 e 18 Moisés fala ao povo de Israel que, se Israel se inclinar e seguir ídolos, Israel não terá os seus dias PROLONGADOS na terra de Canaã. Veja aqui que, para o povo de Israel ter os seus dias PROLONGADOS na terra de Canaã, o povo de Israel não poderia seguir ídolos, isto é, Israel deveria seguir todos os Mandamentos de Deus (Deut. 11-8 e 9) e não somente deixar de honrar os pais e as mães (Êxo.20-12).

   Em Deuteronômio 25-15 Moisés já manda o povo de Israel ter balança e peso justo, para que se PROLONGUEM os teus dias na terra (de Canaã) que o Senhor te dará. Veja aqui que, o povo de Israel tinha que ter balanças e peso justo, para que os seus dias fossem PROLONGADOS na terra de Canaã, e não somente honrar os pais e as mães, conforme vemos em Êxodo 20-12, e esse PROLONGAR OS DIAS NA TERRA, não que o povo de Israel iria morrer mais tarde, não que o povo de Israel teria mais anos de vida em cima desta terra, mas sim, que o povo de Israel não seria arrancado da terra (Canaã) que o Senhor lhes deu, e fosse esparramado por todas as nações, como se vê nos dias de hoje, que o povo de Israel está esparramado por todo o mundo, e os que estão na sua terra, não tem a paz e a bênção de Deus, isso porque, estão como um povo pecador, que virou as costas para Deus e para a sua Lei (Ver Capítulo 131 do blog-1: www.sabiosentenderao.blogspot.com ). 

 Em Efésios 6-1 a 3 onde o Paulo fala para honrar os pais e as mães, para que vivas bastante na terra. Em Efésios 6-1 a 3 foi falado pelo Senhor Jesus? Não foi. O Paulo esta simplesmente lendo o que está escrito em Êxodo 20-12, sobre o mandamento com promessa que Deus fez ao povo de Israel, ao entrar na terra de Canaã. Paulo não tinha muitos entendimento que nós temos, hoje, isso porque, as profecias no tempo do Paulo estavam fechadas e seladas (Daniel 12-9), mas hoje, estão sendo abertas e reveladas (Jer.23-20 e Jer.30-24)

    Veja uma sequência de acontecimentos:

1- O povo de Israel entrou na terra de Canaã. Vejam as passagens no Capítulo 3 do blog-1: www.sabiosentenderao.blogspot.com

2- O povo de Israel foi arrancado da sua terra de Canaã. Vejam as passagens no Capítulo 31 do blog-1: www.sabiosentenderao.blogspot.com  (Jer.12-15, Jer.16-13, Jer.24-10, Ez.36-20, Oséias 9-3).  Vemos aqui que, o povo de Israel deixou de receber as bênçãos e a proteção do seu Deus, e com isso, o povo de Israel foi arrancado da sua terra de Canaã, isto é, Israel NÃO TEVE OS SEUS DIAS PROLONGADOS NA TERRA QUE O SENHOR LHES DEU, conforme vemos em Êxodo 20-12.

3- O povo de Israel ainda será plantado na terra de Canaã (Ver passagens no Capítulo 100 do blog-1: www.sabiosentenderao.blogspot.com ). Israel será plantado na terra de Canaã, novamente, em paz (Ver passagens no Capítulo 118 do blog-1), com a bênção e proteção de Deus, após as atribulações e assolações do Apocalipse, durante os mil anos em que o Senhor Jesus vai reinar aqui na terra (Apoc.20-6), que são os mil anos em que o satanás ficará preso, para que não engane mais as nações (Apoc.20-2 e 3).

    Vejam que os pastores e evangélicos pegam ao pé da letra, mas não tem um entendimento do que estão lendo. Até hoje (2013) estavam inocentes, isso porque, as profecias estavam fechadas e seladas, conforme vemos em Daniel 12-9, mas agora as profecias foram abertas e reveladas, para se cumprir o que está escrito em Jeremias 23-20 e Jer.30-24 onde fala que, no fim dos dias, iremos entender claramente (As profecias), já que o Senhor não fará nada, sem primeiro revelar os seus segredos (As profecias) aos seus servos (Amós 3-7), e com isso, os pastores e evangélicos não terão desculpas que não sabiam, não estão mais inocente perante Deus, mas como está escrito: Só os sábios entenderão (Daniel 12-10).

---------------------------------------------------------------------------------

Click no link: NOVEMBRO e veja as postagens do mês de Novembro (2013)
Click no link: OUTUBRO e veja as postagens do mês de Outubro (2013)
Click no link: JANEIRO e veja as postagens do mês de Janeiro (2013)

Obs. Vejam estudos dos livros de Isaías, Salmos, Jeremias, Ezequiel, entre outros, no link do mês de Janeiro (2013).


Bento Bevilacqua  -  E-mail: bentomaringa@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário